Nicósia – Um youtuber de 24 anos que irritou o Japão e protagonizou uma grande polêmica acabou sendo eleito pelo Chipre como deputado independente do Parlamento Europeu. Ele fez história pela pouca idade e falta de experiência política.
Fidias Panayiotou tem mais de 2,6 milhões de seguidores no Youtube e se tornou uma figurinha conhecida entre os japoneses, mas de um jeito pouco agradável. Quando estava no país, ele gerou uma polêmica ao postar vídeos ensinando a pegar o trem-bala de graça e usufruir de outros serviços pagos sem custo.
O youtuber se escondeu no banheiro do vagão e fingiu estar doente para fugir do fiscal que passa verificando os bilhetes. No fim da viagem, saiu do banheiro com funcionários do trem a sua espera, teve que dar justificativas e fugiu sem mostrar a passagem, alegando que estava passando mal.
O comportamento nada honesto irritou os japoneses e ainda criou uma discussão com relação aos turistas estrangeiros. A polêmica levantou o ponto de que o influenciador poderia passar uma imagem errada e aumentar o preconceito contra pessoas de outros países.
Pouca gente esqueceu da confusão que FIdias provocou no Japão e nesta semana, os japoneses se surpreenderam com uma notícia inesperada: o youtuber foi eleito como deputado do Parlamento Europeu pelo Chipre e teve grande influência na maior participação dos jovens nessas eleições.
De acordo com uma reportagem da BBC News, Fidias enviou sua candidatura em abril e na época, disse que não esperava de fato ganhar as eleições, mas tinha como objetivo motivar os jovens e aumentar o interesse pela política.
Por isso, acabou se surpreendendo com a presença marcante de eleitores cipriotas este ano e por ter obtido o terceiro maior resultado no país, com 19,4% dos votos, apesar de não ter nenhuma experiência política.
Leia também: A história da mulher que foi condenada a 23 anos de prisão em Aichi por matar as três filhas pequenas: “eu queria morrer com elas”
A polêmica do youtuber no Japão
Fidias é natural do Chipre, a ilha do Mediterrâneo com uma população de apenas 900 mil habitantes. Em outubro do ano passado, ele visitou o Japão e postou alguns vídeos prometendo ensinar a pegar trem e ônibus de graça no país. Foi aí que começou a polêmica que se agravou com outros vídeos no canal.
No trem-bala, o jovem turista fingiu doença e ficou a viagem inteira trancado no banheiro, passando sufoco e tensões para não ter que mostrar o bilhete. Em outro vídeo, ele aparece em um ônibus com dinheiro insuficiente para a passagem. O motorista acaba chamando a polícia e depois de uma confusão que durou 4 horas, os policiais concordaram em pagar as moedas que faltaram para completar a tarifa.
Outro vídeo que gerou polêmica foi em um hotel, onde Fidias fingiu ser um hóspede e se infiltrou no café da manhã para fazer a refeição de graça. O youtuber reuniu sua audiência ao postar vídeos virais de humor, mas sua atuação e passagem pelo Japão gerou tanta polêmica e revolta que ele terminou se desculpando.
O comportamento antiético parece não ter influenciado nas eleições do Parlamento Europeu. Agora, Fidias carrega novas responsabilidades políticas como deputado independente e talvez traga mais assuntos sobre política em suas redes sociais.