Tóquio – Passar muito tempo sentado é rotina para quem trabalha em escritórios ou precisa estudar por várias horas seguidas. O ideal é trocar de posição a cada 15 minutos ou esticar as pernas a cada meia hora, mas depois de se concentrar em uma tarefa, fica difícil fazer uma pausa só para levantar um pouco.
Porém, controlar o tempo que se passa sentado é uma questão de saúde. Em 2020, um estudo publicado pela Associação Médica dos Estados Unidos (JAMA) chamou a atenção do mundo: o estudo mostrou que passar o dia sentado aumenta os riscos de ter câncer e morrer por causa da doença.
A notícia foi especialmente preocupante quando foi publicada, por causa da pandemia e o trabalho remoto que se tornou tão comum e aumentou a oportunidade das pessoas passarem mais tempo sentadas.
De acordo com o estudo, as pessoas que passam mais tempo sentadas tem 82% de chances a mais de morte por câncer em comparação com as pessoas que passam menos tempo sentadas. E para piorar, outro estudo trouxe uma preocupação especial ao Japão: o país foi considerado o local onde as pessoas passam mais horas sentadas.
Uma reportagem da emissora Fuji mostrou os detalhes desta pesquisa internacional, que fez uma média mundial indicando que a maioria das pessoas passa 5 horas por dia sentadas. Mas no caso dos japoneses, o tempo sentado é de cerca de 7 horas diárias.
Leia também: O prefeito japonês que decidiu aplicar multa a si mesmo por ter sido flagrado enquanto jogava bituca de cigarro no chão.
Como reduzir os riscos
A reportagem da emissora Fuji conversou com o médico do Hospital Saisekai na Província de Fukui, Takuro Terada, que contou sobre a relação do tempo sentado com a ocorrência de doenças severas como o câncer e o que fazer para prevenir isto de um jeito simples.
“É interessante que o estudo mostra que as pessoas que tiveram câncer passavam 35 minutos a mais sentadas do que as pessoas que não tiveram. É uma diferença pequena e se você usar essa meia-hora de um jeito diferente, tudo muda. Basta pegar este tempo e praticar uma atividade física com ele”, sugeriu.
Exercícios como caminhadas, ciclismo, corrida e outras atividades ajudam a diminuir o risco de câncer e a garantir que o tempo sentado não será tão prejudicial para a saúde.
“Além dos fatores genéticos, o câncer pode ser provocado por tabagismo, alcoolismo, estilo de vida, hábitos alimentares, peso irregular, sedentarismo. Passar muitas horas sentado é um hábito ruim que está relacionado com o sedentarismo”, explicou.
Para quem precisa passar muitas horas sentado por causa do trabalho, Terada aconselha fazer pequenas pausas e atividades leves antes de voltar a se sentar.
“Uma forma de prevenir no trabalho é procurando levantar a cada 30 minutos ou pelo menos a cada uma hora, por dois ou três minutos. Nestes minutos, faça alguns alongamentos antes de voltar a se sentar”, aconselhou.