Sagamihara – Um casal jovem, que estava acampando com dois amigos em uma área de camping na cidade de Sagamihara (província de Kanagawa), acabou sofrendo um acidente inesperado e fatal na madrugada do último domingo (16).
Marina Nakamura, de 29 anos e o marido, de 31, foram surpreendidos enquanto dormiam, por volta das 3h20 da madrugada. Uma árvore próxima tombou em cima da barraca.
Pouco depois, os amigos ligaram para a emergência e pediram socorro. Eles foram resgatados em poucos minutos, mas a esposa não sobreviveu. Ela teve a morte confirmada horas depois no hospital.
O marido sofreu ferimentos graves, uma fratura e está em tratamento médico. Segundo uma reportagem da emissora Fuji, a árvore que caiu em cima da barraca tinha cerca de 18 metros de altura e 70 cm de profundidade.
A polícia já fez algumas investigações prévias. Os funcionários responsáveis pelo acampamento disseram que verificavam as condições das árvores todas as manhãs, mas não foi possível checar essa informação.
E o local onde a barraca foi instalada estava dentro da área de delimitação do acampamento. Ou seja, não havia nenhuma irregularidade.
Ao verificar as condições da árvore que caiu, as autoridades conseguiram identificar que a raiz estava em um processo de decomposição. Uma verificação cuidadosa poderia ter identificado que a árvore estava em risco de queda e interditado a área para evitar esse tipo de acidente.
Leia também: O caso do italiano que foi morador de rua no Japão, acabou detido por não ter visto e cometeu suicídio na Imigração de Tóquio.
Como saber se uma árvore vai cair?
Funcionários disseram aos policiais que verificavam as árvores todas as manhãs. Reprodução/FNN.
Identificar árvores mortas, degradadas e que estão prestes a tombar é um conhecimento útil não só nas circunstâncias de um acampamento, mas para evitar acidentes perigosos em qualquer lugar e situação.
Uma reportagem da Gazeta do Povo trouxe informações do biólogo Luiz Felipe Moscaleski, responsável pela Gerência de Arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Curitiba (Paraná).
Segundo as informações do especialista, não é preciso entender profundamente sobre árvores para identificar se uma está ou não prestes a cair.
“Qualquer pessoa pode perceber se uma árvore está ou não em boas condições através de uma observação rápida. Alguns sinais comuns são buracos no tronco ou coloração diferente no tronco e nos galhos e quando a madeira está esfarelando”, explicou.
Além disso, é possível perceber também pela inclinação. “Se a árvore não for do tipo que tem uma inclinação natural e de repente está em um ângulo diferente, cuidado. Isto também é sinal de que há algum problema na raiz”, orientou.
Essa verificação simples pode evitar que uma árvore caia em cima de um carro estacionado, no jardim de casa ou em qualquer outra situação que possa ser perigosa, incluindo também os acampamentos.
Se perceber uma situação de perigo em qualquer lugar do Japão, avise os responsáveis pelo local onde a árvore está (um acampamento ou um parque, por exemplo) ou contate o departamento ambiental da prefeitura da cidade.