Nagoya – Muitos ônibus de viagem, que fazem viagens noturnas entre províncias no Japão, oferecem para as passageiras a possibilidade de sentar apenas ao lado de outras mulheres e há um motivo para isto.
Nunca se sabe quando um assédio pode acontecer e o ambiente dos ônibus noturnos acaba favorecendo os criminosos. Assim que a partida acontece, normalmente depois das 22h, as luzes são apagadas e o ônibus é tomado pelo silêncio para que os passageiros possam dormir até chegar ao destino.
Na madrugada de segunda-feira (17), uma estudante universitária de 20 anos que vive na província de Chiba e pegou o ônibus noturno em Nagoya (Aichi) para Kanagawa, passou 4 horas de pânico, sendo assediada pelo passageiro que sentou ao lado.
O homem que foi preso também era um estudante universitário. De acordo com uma reportagem da Emissora Fuji, ele foi identificado como Toa Watanabe, um estudante de 23 anos, que está no quarto ano de uma universidade na província de Aichi.
A vítima estava na janela e o homem no banco que dava para o corredor e por causa disso, teve dificuldade de passar por ele para se afastar ou pedir ajuda. Quando o ônibus fez uma pausa na área de descanso (PA) de Nakai, já em Kanagawa, a menina conseguiu sair de seu assento e foi conversar com o motorista.
Ela contou que estava sendo assediada pelo passageiro ao lado desde o início da viagem. O motorista ligou para a polícia, fez a denúncia e o jovem foi preso em flagrante pelo crime.
Ele contou aos policiais que realmente ficou tocando na passageira ao lado durante toda a viagem. De acordo com a reportagem, o assédio de Watanabe teria começado por volta das 0h15, alguns minutos depois da partida e durou até as 4h10 da manhã. Foram quase quatro horas de viagem enfrentando essa situação.
Toa Watanabe, de 23 anos, foi preso em flagrante depois que o motorista chamou a polícia. Reprodução / FNN.
Leia também: O acampamento que acabou em tragédia no Japão: casal é esmagado por árvore que caiu em cima da barraca.
Os ônibus noturnos do Japão
Chamados de “yakou basu” (夜行バス), os ônibus noturnos do Japão representam uma opção de viagem econômica para quem precisa se deslocar entre províncias como Osaka e Tóquio. As viagens acontecem na madrugada, são silenciosas e com as luzes apagadas para que os passageiros possam descansar durante o trajeto.
É comum que a passagem saia por menos da metade do custo de um trecho por trem-bala, mas ao mesmo tempo, não é nada confortável passar a noite em um banco de ônibus e há riscos principalmente para mulheres.
O programa Live News It! da Emissora Fuji fez um levantamento com 10 empresas que operam viagens noturnas de ônibus no Japão e questionou sobre os meios de prevenção ao assédio de passageiras.
No caso de 7 empresas, houve a resposta de que existe uma organização dos passageiros para que mulheres sentem ao lado de outras mulheres e não é possível que um homem desconhecido sente ao lado de uma mulher durante a viagem.
No caso de três empresas, homens e mulheres podem sentar lado a lado, ainda que não se conheçam. No entanto, se a passageira se sentir desconfortável ou com medo deste tipo de situação, pode entrar em contato e solicitar um assento que seja ao lado de outra mulher.
Nem sempre os arranjos são fáceis, pois tudo depende da quantidade de homens e mulheres em cada viagem. Casos como este que aconteceu na viagem entre Nagoya e Kanagawa mostram a importância de sempre tomar cuidado ao pegar um ônibus noturno e escolher as opções mais seguras para a viagem.