Isesaki – Um incidente envolvendo um cão que é raro em casas de famílias no Japão deixou uma comunidade indignada. O cão-lobo japonês, de uma raça que também é chamada de “shikoku-inu”, atacou 12 crianças e um Poodle Toy em um parque na cidade de Isesaki, província de Gunma.
O caso aconteceu no fim da tarde do dia 7 de fevereiro. O parque fica em um bairro residencial e as crianças tinham deixado a escola e estavam reunidas e brincando. Segundo uma reportagem da Emissora Fuji, quando o cão se aproximou das crianças, muitas delas ficaram assustadas e tentaram fugir.
Mas o movimento da fuga acabou atiçando os instintos do animal. Ele chegou a morder uma criança por três vezes e correu atrás das 12 vítimas, entre 7 e 10 anos, mordendo uma atrás da outra. Cinco crianças ficaram com ferimentos graves e tiveram que ser levadas para a emergência de um hospital próximo.
Além das famílias das crianças, uma mulher que estava no parque também ficou bastante indignada e entristecida. Quando o cão se agitou, o Poodle de estimação da mulher também foi atacado e acabou morrendo.
“Foi muito assustador e o meu cachorro foi mordido e morreu. Se o dono estivesse tomando o cuidado que deveria, esse incidente poderia ter sido evitado”.
De acordo com a reportagem, a criança que foi mordida 3 vezes pelo cão já tinha sido mordida por outro cachorro em outro episódio. Por isso, ela tinha muito medo e saiu correndo e gritando ao perceber o perigo. O movimento acabou colocando o menino no foco da atenção do animal.
A polícia apareceu no parque e capturou o cachorro. Ele tinha 130 centímetros e dois anos de idade. O dono do cão cria esse e outros seis cães da mesma raça em um lugar fechado. Ele contou que de vez em quando deixa os cães irem para o jardim, mas não faz ideia de como o animal que atacou as crianças escapou.
Ele não estava andando no parque com o cachorro como um pet, o cão simplesmente fugiu de onde vivia com os outros da mesma raça.
“Eu fiquei sem palavras com o que aconteceu e só posso me desculpar. Eu realmente não sei como ele escapou para o parque, mas vou reforçar as medidas de segurança para que não volte a acontecer”, disse.
Leia também: As casas que pegam fogo por causa de extensões de tomadas: Japão registra aumento de incêndios e faz alerta
Como é o cão-lobo japonês?
Esta é uma raça boa de caça e como cão de guarda e pouco comum entre famílias japonesas. Punk Machida, que é especialista em animais e o diretor do Centro de Pesquisa de Saúde Biológica da Ásia, comentou com a Fuji sobre as características desses cães.
“Entre outras raças de cães, esse é um tipo que costuma morder e atacar pessoas. É um cão que costuma ter um único dono, não é adequado como pet e para viver com famílias, pois normalmente a raça se acostuma com uma pessoa só. É também uma raça bastante usada para caçar javalis e outros animais”, explicou.
O especialista também mencionou que pelo fato de ter 2 anos, o cão estava no auge de sua juventude e vigor. O dono acredita que o animal não perseguiu as crianças apenas com fúria, mas estava se divertindo como uma brincadeira quando atacou.
O dono pode responder por negligência no cuidado e controle do animal, caso a polícia conclua a investigação e dê andamento no processo. A reportagem não mencionou sobre o que irá acontecer ao cão, se foi ou não devolvido ao dono.