Nakama – Muitos devem se lembrar da tragédia que entristeceu o Japão em julho do ano passado. Touma Kurakake, um menino de então 5 anos, acabou morrendo depois de ter sido esquecido dentro do ônibus da creche, pela própria diretora, que dirigiu o veículo na manhã do ocorrido.
Touma ficou preso no ônibus o dia todo, com as temperaturas altas do verão japonês. O caso só foi descoberto na hora de levar as crianças para a casa, em outro ônibus, pois os pais do garoto queriam saber do filho e os funcionários da creche insistiam que o menino tinha faltado naquele dia.
Quando descobriram o que aconteceu, Touma já estava sem vida. O caso chocou o Japão e jogou duras críticas em cima da diretora e do sistema da creche, mas trouxe algo positivo: fez nascer um sistema de alerta que pode garantir que isto nunca mais se repita.
A empresa de tecnologia Cybernetech em Fukuoka, se empenhou para desenvolver um sistema de alerta inteligente de monitoração, que pode ser instalado dentro de qualquer veículo e monitorado no interior da creche. No caso de detectar a presença de uma pessoa presa no veículo, sinalizações e um alarme, que pode ser ativado por um botão dentro do ônibus, avisam que alguém foi esquecido.
Segundo uma reportagem da emissora Fuji TV, o sistema é sofisticado e funciona com sensores de presença para verificar se há pessoas sentadas nos bancos, sensores de velocidade para conferir se alguém está correndo no interior do veículo, além de um sensor de temperatura e de pressão, utilizado para verificar o banco do motorista.
Um aparelho transmissor é instalado no ônibus e outro receptor no escritório da creche. Por um computador, é possível verificar a situação na parte interna dos veículos. Por exemplo, se o banco do motorista estiver ocupado, os bancos dos passageiros sem reação e a temperatura ambiente, a tela irá indicar que não há problema com uma sinalização de cor verde.
Mas se não tiver ninguém no banco do motorista, alguém nos bancos dos passageiros e a temperatura elevada, a sinalização deve ficar amarela ou vermelha. Ao lado do transmissor interno, há um botão de alerta que se for pressionado, faz tocar no local onde está instalado o receptor, alertando sobre a situação no veículo.
Leia também: As circunstâncias absurdas em torno do esquecimento de um menino no ônibus de uma creche no Japão
Teste do sistema de alerta
A empresa iniciou os testes do sistema de alerta fim do ano passado, fazendo simulações e considerando diferentes situações. No dia 12 de janeiro, um dos testes foi realizado a 100 metros de uma creche, com uma criança deixada sozinha no ônibus. A criança apertou o botão de emergência e o computador no escritório da creche fez soar o alarme
De acordo com a empresa, o sistema funciona até uma distância de 5 km do local onde o aparelho receptor está instalado. O sistema ainda poderá ser aperfeiçoado, cobrindo distâncias maiores e quem sabe mais adiante, será possível desenvolver um modelo mais simples que ajude também a evitar o esquecimento de crianças dentro de carros.
Essa tecnologia pode ser a chave para evitar que outras tragédias aconteçam no futuro e outras crianças não acabem sofrendo o que o menino Touma sofreu em julho do ano passado.