Tóquio – Uma idosa com mais de 80 anos foi atacada em seu próprio apartamento por um vizinho que estava furioso com o barulho.
Ela morava em um prédio residencial no distrito Edogawa em Tóquio e o vizinho foi identificado como Jun’ichi Takebayashi, de 74 anos. Segundo uma reportagem da Emissora Fuji, na noite de 8 de dezembro, o homem invadiu o apartamento ao lado e utilizou uma faca de cozinha para cortar a orelha esquerda da idosa.
A vítima ficou sangrando e foi socorrida em uma situação bastante delicada, enquanto que o homem simplesmente voltou para o próprio apartamento. Quando a polícia efetuou a prisão de Jun’ichi e o pressionou para que contasse o motivo da agressão, ele contou que estava muito irritado com o barulho que ouvia no apartamento ao lado.
A vizinha não tinha o hábito de ouvir música, rádio ou conversar alto. O que estava perturbando o homem era o ruído de uma porta de correr. As tradicionais portas japonesas que são chamadas de “fusuma”, feitas de madeira e com papel translúcido que separa os ambientes.
Cada vez que a idosa abria e fechava a porta, deslizava a madeira e provocava um ruído com o movimento, o vizinho ficava irritado. A situação se agravou ao ponto de provocar o ataque e a vítima foi surpreendida em casa, sem ter muita noção do que estava acontecendo.
Não se sabe o motivo de o homem ter decidido cortar a orelha esquerda da vizinha e a Polícia Metropolitana de Tóquio está coletando mais informações.
Leia também: A realidade das mortes solitárias no Japão: homem morre e corpo fica 3 meses em apartamento até ser descoberto
Transtornos entre vizinhos
Nunca se sabe que tipo de pessoa está morando logo ao lado e isso pode ser assustador. Os casos extremos no Japão, de vizinhos que invadem a casa ao lado e atacam o morador porque estão irritados com o barulho, não são tão incomuns.
Houve um caso notório em 2016, na cidade de Tateyama em Chiba. Um homem de 76 anos matou o vizinho, que tinha 73 anos na época. O problema com o barulho persistiu por 20 anos até que o assassinato acontecesse. Quando o homem foi preso, ele disse que decidiu matar o vizinho para que a vizinhança pudesse se livrar dele.
Em abril de 2021, houve outro caso extremo, desta vez na cidade de Daito, em Osaka. Um homem de 48 anos invadiu o apartamento de cima, onde uma jovem de 21 anos e estudante universitária residia. Ele espancou a jovem antes de desferir diversos golpes de faca. Enquanto estava sendo atacada, ela gritou pedindo socorro e alguns vizinhos que escutaram os gritos chamaram a polícia.
Mas não deu tempo. O homem abandonou o corpo da vizinha no apartamento dela e voltou para o andar debaixo. Depois, botou fogo no próprio quarto e cometeu suicídio. A polícia nunca soube exatamente o que levou ao assassinato e suicídio, mas os familiares próximos foram interrogados e eles disseram que já fazia alguns anos que o homem reclamava bastante do barulho no apartamento da vizinha.
Alguns casos acabam em assassinato e tragédia e há muitos outros que envolvem brigas e discussões entre os vizinhos. Não são casos fáceis de resolver e muitos japoneses preferem chamar a polícia quando estão incomodados com o barulho.